segunda-feira, 12 de novembro de 2007

PREGAÇÃO...meu prazer!

O pregador em qualquer época leva muito a sério o seu chamado para pregar a palavra. Reconhece que é um profeta de Deus e deve a Ele sua lealdade e obediência. (I Cor 9, 6 "Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar o trabalho?" e Jr 20, 9 "E, a mim mesmo, eu disse: Não mais o mencionarei e nem falarei em seu nome. Mas em meu seio havia um fogo devorador que se me encerrara nos ossos. Esgotei-me em refreá-lo, e não o consegui. ")

Ele entende que a pregação é a sua principal atividade, pois o preparo das pregações e palestras são as prioridades em sua vida.

Ele é fervoroso e têm fé que Deus vai usá-lo na conversão de pessoas que de uma certa forma ou situação que só Deus conhece e que o revela para que em comunhão com o Espírito Santo possa o fazê-lo.

O Pregador tem que ser íntegro e autêntico, sua pregação não é somente o que faz, mas o que é. Têm a confiança do povo, de que é um "HOMEM DE DEUS", ou seja, dependente de Deus.

Ele vive em um constante crescimento espiritual e não cessa de fazer novas experiências com Deus, pois o grande pregador é caracterizado pela sua vida de oração, pela sua fé, entusiasmo e gozo em Cristo.

Ele procura se identificar com o povo, amam o povo e em suas pregações procuram satisfazer as necessidades do povo, ele se preocupa com o povo, pois é no povo onde mora sua missão.
Seus estudos demonstram como ele gosta de pregar, e como aproveita todas as oportunidades possíveis para anunciar a Palavra, se preocupa com o conteúdo sem deixar de lado suas experiências vividas no dia a dia, procurando ter uma linguagem simples e eficaz. É um exime estudante da Palavra de Deus, com o desejo insaciável de ler e juntar informações e idéias sobre os textos escolhidos para suas pregações, pois ele tem a certeza de que a Bíblia é a voz de Deus.

O grande pregador possui idéias lógicas e simples, usa da imaginação, criatividade e humor. Sempre está procurando idéias e ilustrações para as pregações. Suas mensagens não são teóricas e abstratas, somente com fatos e detalhes do texto bíblico. Prega mensagens práticas, aplicáveis à vida dos ouvintes. Envolve o povo em suas mensagens, com aplicações objetivas, práticas, pessoais e dinâmicas.

Utiliza sua própria personalidade e desenvolve seu próprio método de proferir palavras. Não imita os outros, mas deixa uma marca distinta em seu desempenho.
Interessa-se na técnica da comunicação, no uso da voz, na gesticulação e em toda a arte da comunicação com o corpo.

Dá muita ênfase à boa música nos grupos de oração, respeitando os ministérios de música e seus limites, pois os ministérios não são dele e sim de Deus.

A maioria dos grandes pregadores em todas as épocas são escritores, você deve desenvolver a arte da palavra escrita, aprendendo a colocar suas idéias no papel. A arte de escrever envolve disciplina, precisão de idéias, aumento do poder descritivo, capacidade de autocrítica, atenção a detalhes da gramática, concordância, etc. Mas as pregações nunca devem ser lidas.

Paz e Fogo do Rei!

Um comentário:

Unknown disse...

q bom q vc fez um blog..
amei...
q Deus t abençoe!!
bjuu!!!